terça-feira, 8 de novembro de 2011

Que pílula você escolheu tomar?

O melhor momento e determinante do filme Matrix, o primeiro é claro, pois os seguintes são dispensáveis. Voltando ao momento do filme em que Morpheus, Deus dos Sonhos na mitologia grega, dá a possibilidade a Neo de escolher entre tomar a pílula azul ou a vermelha. Tomando a azul, Neo voltará à sua ilusória e superficial vida; se optar pela pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. Não é mera coincidência, estamos nesse momento. Que pílula você escolherá?

Sinceramente, sempre achei a ignorância o caminho mais fácil, prático e feliz também, pelo menos aparentemente, sei que a tal felicidade demonstrada nas redes sociais, em fotos montadas com sorrisos dissimulados não condiz com o real sentimento daquelas pessoas. Escolhi a "pílula vermelha" antes de nascer, as vezes acredito que não tive escolha em relação a isso, pelo menos na realidade que vivo hoje, escolhi sim, numa época que ainda não recordei.

Durante muito tempo, neguei essa escolha, difícil para uma criança e um adolescente sentir-se alheio ao que acontecia a sua volta, uma Família que você não se reconhece, um bairro, pessoas a sua volta, eu tinha uma arrogância no olhar que demonstrava que ninguém ali poderia me dar qualquer tipo de conselho, conseguia ver em cada um,suas deficiências, suas fraquezas, angustias e diante disso, como ousava me dar conselho ou sermão? Isso nunca foi compreendido por eles, e assim fui taxada de apenas anti-social, mal criada, auto-suficiente, arrogante... Ouvi muito:"parece que ela não precisa de ninguém".. Foi difícil, e sei que gerei esses sentimentos naquelas pessoas, poderia ter feito de outro jeito, aprendi com a Dor, continuo aprendendo, mas pelo menos hoje tento aprender com Amor.

Tenho meus altos e baixos, mas pelo menos tenho feito diferente, ao invés de bater a porta e gritar, me recolho, reflito, tenho usado a técnica do isolamento, elegi alguns "portais de energia", chamo-os assim por que sei que nesses ambientes me revigoro, sinto protegida e depois de algum tempo de recolhimento retorno pronta pra outra... Não sei ainda se este é o melhor modo de reagir... não sei também se existe o certo ou o errado, acredito na escolha que me trará bem-estar, se está trazendo aquela sensação boa, permaneço ali e acho a minha certeza.

E o porquê disso tudo, e a citação do filme MATRIX no começo do post, acho que chegou a hora de intensificarmos a nossa escolha, o que faz você sentir-se bem? Não gosto da alienação e das escolhas padronizadas que esse mundo se tornou, mas para alguns pode ser um camino mais confortável, discordar da maioria é realmente muito complicado e cansativo, foi difícil entender como algumas pessoas fazem certas escolhas que na minha concepção são absurdas, mas deve ter muito mais pessoas achando que a minha é inconcebível de viver...rs Depende sempre do ponto de vista, outro filme muito bom é o Deja vu, onde um Agente Federal acaba envolvido em um projeto do Governo, um Laboratório que manipula a relação entre e tempo e espaço para ajudar a prevenir crimes no futuro. Como o também o excelente Efeito Borboleta, o que todos esses filmes têm em comum: NÃO IMPORTA QUE PÍLULA TOMAR, QUAL CAMINHO A SEGUIR, QUE ESCOLHA OPTAR, SEMPRE VAMOS TER CONSEQUÊNCIAS... fugimos de umas e entramos em outras, não adianta  o importante é SENTIR ESSE CAMINHO, ESSA ESCOLHA, dúvidas, atropelos, crenças mal resolvidas, todos os caminhos terão, o importante agora é a nossa escolha. Que pílula tomar?!


3 comentários:

  1. O problema é que todo mundo que tem um lado voltado para os questionamentos da vida, o não conformismo, este procura por si só suprir essas lacunas e achar explicações sobre o universo. Pessoas assim não precisam tomar ou escolher determinada pírula, ela já está no sangue e tudo e todos são estranhos, sempre falta alguma coisa, as pessoas não entendem, não conseguem capitar o que é tão claro aos seus olhos.
    Jana Mourão.

    ResponderExcluir
  2. Dois trechos que gosto muito: "Sei que você está aí.
    Eu sinto você agora.
    Sei que está com medo.
    Está com medo de nós.
    Está com medo das mudanças.
    Eu não conheço o futuro.
    Eu não vim aqui te dizer
    como isso vai acabar.
    Eu vim aqui te dizer
    como vai começar.

    ResponderExcluir
  3. O outro:Menino: Não tente dobrar a colher. Não vai ser possível. Em vez disso, tente apenas perceber a verdade.

    Neo: Que verdade?

    Menino: Que a colher não existe.

    Neo: A colher não existe?

    Menino: Então verá que não é a colher que se dobra, apenas você.

    ResponderExcluir