sábado, 7 de janeiro de 2012

A Música no seu Cérebro

U2 - Beautiful Day
"What you dont have, you dont need it now..."



 
         De todos os animais, o homem é o único dotado de ritmo, capaz de responder à música com movimentos. A Música também pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta de bem-estar, como também provocar um caos em nossos pensamentos.

       Por menos musical que você seja, impossível não "linkarmos" fatos de nossa vida com algum tipo de música. Quem nunca levou um fora, e escutou aquela música 369 vezes, e repetia que aquela letra dizia tudo...rs Mesmo após ter passado a sensação do término, e hoje aquela pessoa ou situação não ter nenhuma importância, ao escutarmos o começo dos acordes daquela música em especial nos causa desconforto.


        Prefiro falar das músicas que causam em mim felicidade e sensação de conforto, vou listar algumas que quando ouço o sorriso é automático!

      
        Ás vezes nossa imaginação Musical normal transpõe um limite e se torna patológica, quando um determinado trecho  de múasica se repete incessantemente por dias a fio causando muitas vezes irritação. Ou muito pior, começamos o dia desanimados, saudosos e ligamos o rádio, pronto aquela música tá lá tocando, e você já pensa:nossa que coincidência, é isso tenho que cair em lágrimas - Não, seu estado emocional ao acordar é o que vai atraindo as emoções ao longo do dia, e sim, dependendo da música que escutamos podemos reverter esse quadro de desânimo, tristeza ou aquela "dor de cotovelo" maldita, mas CUIDADO, ao colocarmos  aquela música que lembra tal pessoa ou época da vida, uma avalanche de sentimentos vêm à tona, então não comece, senão passará o dia inteiro com aquele setlist depressivo e desidratará com tantas lágrimas.Saca Drogas tô fora, então faça isso também com as músicas melancólicas...rs

"A Música,dentre as artes, é a única ao mesmo tempo completamente abstrata e profundamente emocional. E existe, por fim, um profundo e misterioso paradoxo nisso, pois embora esse tipo de música nos faça vivenciar a dor e o luto mais intesamente, ao mesmo tempo nos traz consolo e alívio" Oliver Sacks

  

Algumas Curiosidades:

      Para Charles Darwin ,a música teve um papel importante na evolução da espécie,especificamente na seleção sexual, como um atrativo a mais para o sexo oposto.


   Em seu mais novo livro, “Alucinações musicais” (Editora Companhia das Letras), o especialista relata casos de pessoas que reagem à música de formas incomuns. Há os que simplesmente não conseguem ouvi-la. E há os que a ouvem o tempo todo, mesmo quando nenhuma melodia está tocando.
   Há gente que passou a ouvir os sons de forma diferente após ser submetido a uma cirurgia cerebral. E mesmo os que desenvolveram um incomum talento musical. Nesta entrevista, Sacks conta que há um vasto caminho ainda a percorrer para que se possa entender completamente esses fenômenos. Mas uma coisa, diz, é fato: “A música se apossou de muitas partes do cérebro humano.

SACKS: Não posso dizer que a musicalidade humana se desenvolveu para unir as pessoas.Mas algo surgiu, se mostrou vantajoso e houve a seleção dessa característica. É claro que a musicalidade é uma vantagem evolutiva. Nenhum outro animal dança com ritmo, mas qualquer criança o faz. Isso pode ter sido um fenômeno quando surgiu, todos esses pequenos seres dançando.

SACKS: Muitas partes do cérebro se desenvolvem com a percepção, o aprendizado e a imaginação do ritmo. De novo, nenhum outro animal tem a capacidade de ouvir e analisar sons complexos, com tons, semitons, ritmos, palavras.Essa habilidade é especificamente humana. Mesmo pessoas que sofrem de mal de Alzheimer ou tiveram um derrame respondem à música.Várias estruturas do cérebro se relacionam a isso.

De que forma? SACKS: A música se apossou de muitas partes do cérebro humano. É possível ver como o cérebro se modifica em resposta à música. Estudos com imagens do cérebro já comprovaram a ampliação de determinadas regiões no cérebro de músicos. Vendo imagens de cérebros, não dá para dizer quem é matemático ou escritor. Mas dá para dizer facilmente quem é músico quando essas estruturas ampliadas aparecem.

Há alguma parte do cérebro especialmente voltada para música? SACKS: Não há uma só parte do cérebro. A música está em todo mundo, por todo o cérebro, envolve várias partes desse órgão e não necessariamente as mesmas.

Por que a música muitas vezes provoca uma reação emocional? Como o cérebro é capaz de diferenciar uma melodia triste de uma alegre? SACKS: Um dos maiores poderes da música é controlar emoção, desenvolver, provocar respostas emocionais. Anatomicamente, podemos dizer que algumas regiões do cérebro afetadas pela música estão perto daquelas ligadas às emoções, envolvidas nas percepções dos cheiros que despertam memórias. Mas ainda não está claro como essas respostas emocionais ocorrem. Não se sabe ainda o quanto depende da cultura.(Entrevista O Globo -  Oliver Sacks, Autor de Alucinações Musicais, Companhia as Letras)

Minha Lista de hoje, faça a sua, ouça e sinta-se bem!


Viva La Vida - Coldplay
Essa é de arrepiar...


Jack Johnson - Better Together


Maroon 5 - Sunday Morning
Marcelo Jeneci - Felicidade
Viciada nessa...



Zelia Duncan - Todos os Verbos




Ricky Martin - The best thing about me is you

Nenhum comentário:

Postar um comentário