sábado, 5 de novembro de 2011

Polêmico? Depende...

Texto que veio a calhar diante de tudo que tenho lido por aí...

Polêmico? Depende...
A Bíblia dividida.
____________________________________________________ 

.. ..Ouvir os cristãos dizerem “Antigo Testamento” remete diretamente à idéia de que a Bíblia tem duas partes distintas, ou seja, o que aconteceu antes de Cristo e o que aconteceu depois de Cristo. Contudo, os textos que propõe a história divina, escritos entre os séculos XII a.C. e II a.C., toda por meio de textos compostos é, para os judeus, o Tanakh, ou seja, um acrônimo para as três partes da “Bíblia” judia, a saber:
 

.. ..Tora, a primeira parte, cujo nome popular e histórico é o Livro das Leis e ainda é subdividido em cinco partes: Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

.. ..Neviim, livro que leva as palavras dos antigos profetas antes de Cristo cuja divisão segue por cada nome e suas profecias: as de Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Profetas Menores.
.. ..Ketuvim, ou, como é mais conhecido, Os Escritos. Este livro é subdividido em Salmos, Provérbios, Jô, Cântico dos Cânticos, Ruth, Lamentações, Eclesiastes, Esther, Daniel, Ezra e Crônicas.
.. ..Já para os católicos, o Antigo Testamento contém todos os livros aceitos pelos judeus, no entanto, alterados em sua ordem de apresentação, tal como a interpretação analógica contextual, dando mais ênfase a um em detrimento de outro. Mais ainda, o Antigo Testamento católico tem incluso os chamados livros deuterocanônicos, ou como é mais conhecido, cânone posterior, subdividido em duas partes distintas, sendo um postado pela Igreja Católica Romana e outra pela Igreja Católica Ortodoxa:
.. ..Romana: Tobias, Judite, 1Macabeus, 2Macabeus, Sabedoria, Sirácides ou Eclesiástico, Baruque, Acréscimos Gregos a Esther, Acréscimos Gregos a Daniel.
.. ..Ortodoxa: Além dos livros aceitos pela Igreja Católica Romana, acresceu outros livros deuterocanônicos e mais, 3Macabeus, 1Esdras, e Oração de Manasseh além do Salmo 151.
.. ..Fora essas alterações, os católicos redigiram o Novo Testamento, cujo volume cinde as culturas judaica e cristã. Este é composto de 27 livros, divididos em quatro tipos diferentes de literatura:
.. ..Os evangelhos sinópticos, isto é, textos que compõem uma história, “escrito” por Mateus, Marcos, Lucas e João.
.. ..As Epístolas Paulinas, cujos textos são a reprodução das cartas de São Paulo, um judeu de origens mais nobre e que, não obstante, perseguiam os cristãos. Converteu-se à nova e ascendente religião, ou seja, se converteu ao cristianismo. Suas cartas, pós-conversão, são dirigidas aos seus novos pares, aos coríntios, tessalônicos, romanos, entre outros mais.
.. ..Também as Epístolas Gerais ou Judaicas, cujos textos encontram-se o Apocalipse de João.
.. ..Por último, o próprio livro que versa exclusivamente sobre o Apocalipse, levando inclusive esse nome.
.. ..Em relação aos protestantes, o Antigo Testamento, chamado de Velho Testamento, está mais para o livro judaico Tanakh a que o Velho Testamento dos católicos, posto que, a maioria das casas protestantes e evangélicas não aceita os livros deuterocanônicos como parte da doutrina dada. Para os protestantes e evangélicos, tais livros são apócrifos, isso é, sem causas fidedignas e, portanto, destituídos de autoridade e legitimidade, mesmo em se considerando questões dogmáticas. Entretanto, o Novo Testamento é praticamente o mesmo usado pelos católicos romanos.
.. ..Dessa forma, como há de seguir essa ou aquela “Bíblia”, entendendo Deus como uno? Não seria mais interessante os homens olharem para si próprios ao invés de lerem sobre si próprios e começarem a se entenderem como seres unos à um único Deus, tal como qualquer uma dessas “Bíblias” propõe em suas sínteses?
.. ..Ou serão essas “Bíblias” os vilões históricos para toda a história de violência entre os filhos de Deus?
 Fonte:www.gregarios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário