quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Sombra


"Quantas vezes você já se viu aprisionado em uma pele que não te pertence?"


Ontem me deparei com esse questionamento, feito em uma rede social...É o que me pergunto desde que eu me "entendo por gente"- Quem foi o primeiro que disse o que era Certo ou Errado,  Eeio ou Bonito, Moral ou Amoral e assim vai... Crenças que incorporamos como verdadeiras, mas para algumas pessoas, que tomo a liberdade de incluir a "todos nós" que por algum questionamento fomos atraídose nos pegamos quase sem querer , refletindo analogicamente com nossas escolhas até esse momento.

Reputação: "(do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócios, comunidades online ou status social."

Para cada pessoa que cruzarmos no caminho teremos uma Reputação...

Reputação, tá ai uma palavra que sempre tive repulsa, é um titulo que vai mudando durante toda sua vida,mas apesar disso, quem nunca fez um julgamento errôneo sobre alguém, um relacionamento, quem nunca se sentiu incomodado com algumas pessoas com mesmo traço de personalidade, que nos "perseguem" a vida toda, sempre somos atraídos pelo mesmo tipo de pessoa ou relacionamento. "O que há comigo, de novo nesta situação?"

 É a famosa Sombra que Jung falou tanto, "Mais cedo ou mais tarde tudo se transforma no seu contrário"(Carl Jung) . "O arquétipo da Sombra é o lado escuro da mente, moradia do inconsciente. Lá estariam guardados os instintos animais que o homem herdou de espécies primitivas na evolução, e também as funções menos utilizadas da personalidade. É representada pelas idéias, desejos e memórias que foram reprimidos pelo consciente, por ser incompatível com a Persona e contrárias aos padrões morais e sociais. Quanto mais forte for nossa Persona, e quanto mais nos identificarmos com ela, mais repudiaremos outras partes de nós mesmos. A Sombra representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em nós mesmos. Em sonhos, a Sombra freqüentemente aparece na forma daquilo que detestamos"
A Sombra é mais perigosa quando não é reconhecida pelo seu portador. Neste caso, o indivíduo tende a projetar suas tendências indesejáveis em outros, e quando exterioriza esse sentimento, é o que chamamos de Preconceito.

Preconceito: (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.

Agora podemos retornar ao questionamento feito no começo do post:"Quantas vezes você já se viu aprisionado em uma pele que não te pertence?"

Não é a pele no sentido literal, é o modo que enxergam a gente, ou o modo que quereremos que enxerguem. Quantas Crenças infundadas somos levados  a seguir como Verdades absolutas... e por mais que não acreditemos somos puxados para o centro dessas crenças, nos sentimos presos a elas ao ponto de não conseguirmos dar um passo a frente, a mudarmos tal situação pelo simples fato de crer fervorosamente m algo sem nenhum fundamento que nos causa tanta resistência.

E assim vamos nos envenenando nesse Vício de Pensar...

O que eu desejo SÓ POR HOJE, é deletar todas as crenças que adquirir até o momento, que eu limpe os registros de dor e mágoa.

Ho'oponopono: SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário